O que é EAT? Veja a importância para o SEO de um site

O que você vai ler neste artigo:

Melhorar o E-A-T em seu site já pode ser considerado uma boa prática de SEO, mesmo que ainda existam controvérsias em torno desse fator de ranqueamento.

Otimizar seu site com base no conceito E-A-T pode aumentar o tráfego para suas páginas, na pior das hipóteses. Neste artigo, vamos discutir o que é E-A-T e como isso pode afetar as maneiras como você otimiza as páginas do seu site.

Falaremos sobre métodos que você pode usar para melhorar o E-A-T em seu site e obter mais visitantes.

Em 2019, o Google confirmou que o E-A-T é um fator de ranqueamento do seu algoritmo.

O que é o E-A-T?

A sigla E-A-T significa Expertise, Authority, and Trust, e é um termo usado nas Diretrizes de Qualidade do Google, que são conduzidas por milhares de revisores humanos do Google (conhecidos internamente como “avaliadores” ou “Avaliadores de Qualidade de Pesquisa”). de instruções de uso. Qualidade de conteúdo da web manual. Embora as informações não sejam confiáveis ​​(já que a maioria das informações operacionais do Google é especulação de mercado), a EAT se aplica A EAT se aplica exclusivamente a sites YMYL (Your Money or Your Life), ou seja, sites que oferecem aconselhamento médico ou financeiro.

Qual é o impacto do E-A-T no YMYL?

Como forma de proteger os usuários contra fraudes, o Google aparentemente está colocando mais ênfase em sites do tipo E-A-T em seu dinheiro ou sua vida (YMYL). Estes são sites médicos, jurídicos ou financeiros.

Em outras palavras, o site YMYL é um site que aconselha as pessoas a tomar decisões importantes. Muitas vezes, eles também se dedicam à venda de produtos on-line, e é por isso que o Google se preocupa com eles.

No entanto, ninguém tem certeza de quais sites são considerados YMYL pelo Google. Portanto, se você estiver oferecendo algum tipo de orientação ou conselho aos leitores, fique de olho no E-A-T – especialmente se estiver aceitando transações com cartão de crédito.

Em resumo, o que o Google está dizendo é que sites que contenham informações médicas, jurídicas, financeiras e outras devem vir de fontes consideradas confiáveis ​​em seu campo. As páginas também devem ser baseadas em fatos precisos e representar consenso científico (pelo menos em áreas onde há algum consenso).

Como medir a qualidade do E-A-T de um site?

Além de tudo o que já dissemos, o Google lista os recursos de sites e páginas de alta qualidade. Você está seguindo as orientações corretas?

Características de páginas de alta qualidade

De acordo com as Diretrizes de Avaliação de Qualidade (QRG), a primeira característica de uma página de alta qualidade é um alto nível de E-A-T. A lista completa inclui:

  • Alto nível de expertise;
  • Autoridade e confiabilidade, incluindo o E-A-T do editor e/ou autor dos artigos e informações contidos nas páginas;
  • Um número considerável de conteúdos principais de alta qualidade;
  • Reputação positiva do site que é responsável pelo conteúdo principal da página.

Características de páginas com baixa qualidade

Entre as características das páginas que tendem a apresentar um baixo rankeamento, estão:

  • Nível inadequado de E-A-T;
  • Baixa qualidade do conteúdo principal;
  • Informações insuficientes no conteúdo principal sobre o propósito da página;
  • O título do conteúdo principal é exagerado ou chocante;
  • Anúncios que distraem o leitor do conteúdo;
  • Ausência de informações suficientes sobre o criador do conteúdo (o anonimato não é visto com bons olhos pelo Google);
  • Reputação razoavelmente negativa do website ou do criador do conteúdo.

Se uma página apresentar algumas das características acima, é bastante provável que ela receba um ranqueamento ruim.

Como melhorar o E-A-T?

Até agora, aprendemos que o E-A-T é uma parte importante dos algoritmos do Google. Um site sem expertise, autoridade e confiabilidade tem menos chances de alcançar um bom ranqueamento.

Confira como melhorar o E-A-T seguindo as dicas do próprio Google:

Crie conteúdos do seu segmento

Essa é uma das práticas mais recomendadas para melhorar o E-A-T em seu site. Criar conteúdos de qualidade dentro do seu segmento com certeza melhorará esse fator de ranqueamento em seu site.

Se o seu site estiver no ramo de peça para computadores, você não irá criar conteúdos falando de contabilidade, por exemplo.

Então faça uma pesquisa de palavra-chave e encontre oportunidades para criar artigos e conteúdos sobre o seu segmento.

Saiba mais: SEO para pequenas empresas: 5 dicas e como fazer sem erros

Consiga boas avaliações

O que as pessoas dizem sobre o seu negócio na internet realmente importa. O Google assume que boas empresas obtêm avaliações positivas de várias fontes, como clientes reais, especialistas na área e a mídia.

As avaliações de marketplaces e sites de compras são muito importantes se você estiver vendendo produtos. Independentemente disso, os comentários nas redes sociais também são importantes.

Em geral, o que o Google está tentando fazer é determinar a percepção pública do seu negócio. Portanto, fique tranquilo com exceções. Qualquer marca receberá uma ou duas críticas negativas de clientes estressados ​​em um determinado dia. O mais importante é olhar para a média das opiniões.

Consiga menções de sites com autoridade alta

Este é provavelmente o aspecto mais importante do E-A-T. Nas siglas, a letra “A” significa “autoridade“. Na internet, a forma mais comum de ganhar autoridade é ser citado por fontes confiáveis, como veículos de notícias e grandes portais de conteúdo.

Leia também: Situações em que você deve contratar uma agência de SEO

Se um link ou menção estiver disponível demais, é improvável que seja de muita ajuda. Abaixo estão os links onde você paga ou de alguma forma incentiva os proprietários de sites a falar sobre sua empresa.

O mesmo vale para o conteúdo que você fornece. Isso não diminui as postagens de convidados, mas as menções em artigos como este são certamente menos importantes do que citações espontâneas de especialistas.

Muitas vezes é difícil conseguir boas menções em sites de alta autoridade. Mas se você quer ser conhecido como uma autoridade, é crucial encontrar uma maneira de obtê-los.

Algumas ideias para mencionar em sites importantes são:

  • criar conteúdos de boa qualidade;
  • criar pesquisas inovadoras;
  • criar ferramentas úteis em seu site;

Seu site tem que ser confiável

Uma das atualizações do Google que tem relação com o E-A-T foi o Medic, que ocorreu em agosto de 2018.

Desde então, o Google passou a citar a palavra “segurança”:

Muitos dos sites que caíram nas buscas do Google após essa atualização tinham problemas de confiabilidade, como:

  • Alta quantidade de comentários negativos online;
  • Reclamação de clientes (golpes, não receber reembolso entre outros);
  • Artigos médicos sem referências científicas ou que faziam afirmações contradizendo o consenso científico atual.

Mostre o E-A-T em seu site

Como o Google diz, o E-A-T é determinado, principalmente, por meio de links e menções fora do site. Porém isso não exclui a importância de otimizar o E-A-T em seu próprio website.

Uma das maneiras de trabalhar esse ponto é mostrar como a sua empresa se esforça para ser mais confiável e especialista naquilo que faz, bem como nas informações que apresenta ao público.

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