SEO para pequenas empresas: 5 dicas e como fazer sem erros

O que você vai ler neste artigo:

Utilizar SEO para pequenas empresas é uma ótima oportunidade para posicionar sua página de maneira mais adequada e chamar a atenção do seu público alvo.

Entretanto, por ser um conjunto de boas técnicas é preciso saber utilizar o SEO de maneira correta a fim de aumentar as conversões e as vendas de sua empresa.

Separamos 5 dicas de SEO para pequenas empresas e vamos te mostrar como usá-las sem medo de errar. Confira!

Afinal, o que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) significa, ao pé da letra, otimização dos mecanismos de busca.

Este nome é dado para as técnicas e estratégias utilizadas na hora de otimizar um site, buscando um melhor posicionamento durante as buscas dos usuários.

Em outras palavras, o SEO é um conjunto de técnicas e boas práticas que norteiam os conteúdos visando seguir as regras dos motores de busca e permitindo que ele esteja melhor posicionado.

O crescimento do SEO nos últimos anos é devido à crescente da própria internet que, atualmente, auxilia as pessoas em vários sentidos, até mesmo, na educação.

A área se tornou um verdadeiro campo que começou a ser explorado por várias empresas em busca de crescimento de seus negócios.

Pode te ajudar: Guia do Google Analytics para seu site!

A luta pela primeira posição no ranking de pesquisa se tornou árdua e, somente, com o SEO é capaz de ser o número 1.

Vamos conhecer um pouco o poder do SEO? Responda a questão a seguir:

Você, quando realiza uma pesquisa, olha quantas páginas após a primeira? Você confia nas informações que estão aparecendo previamente, ou só acredita naquela que está na 4ª página?

Ao responder essa pergunta, você deve começar a entender a importância do SEO para pequenas empresas e para as maiores também.

Qual é a importância do SEO para pequenas empresas?

Se você respondeu o questionamento que deixamos anteriormente, sabe que o SEO para pequenas empresas é muito importante, mas por quê?

Porque as pequenas empresas não possuem altos recursos como as grandes companhias possuem para realizar o seu marketing.

As práticas de otimização auxiliam empresas menores a tornar o seu conteúdo relevante na web sem precisar gastar rios de dinheiro em anúncios.

Leia mais: Situações em que você deve contratar uma agência de SEO

No momento que a pequena empresa começa a utilizar essas práticas, mapeando as palavras chaves relevantes para seu público, direciona este para o seu funil de vendas.

Além disso, alcança o reconhecimento de marca e educa seu público para o seu conteúdo.

Como as pequenas empresas devem começar com SEO?

Você, pequeno empreendedor, deve se perguntar, mas por onde começar SEO na minha empresa?

A sua estratégia de marketing vai ser muito importante para definir onde você quer levar sua empresa.

Dentro deste planejamento, você precisará incluir as boas práticas de SEO para tomar as decisões corretas e traçar um bom caminho para seu empreendimento.

  • Comece pensando quais são os seus pontos fortes e quais as pessoas que você deseja alcançar, são conhecidas ou não?
  • Sua empresa está pronta para ajudar essas pessoas a resolver problemas?

Após responder essas perguntas, chegou o momento de montar o seu site, inspirado nas respostas que colheu.

Seu site deve responder essas perguntas, sendo útil para seu público alvo e atrair pessoas através dos mecanismos de pesquisas, ao apresentar soluções.

Leia mais: Como aumentar o CTR (taxa de cliques) orgânico em seu site

Quer saber como melhorar o SEO para pequenas empresas? Confira essas 5 dicas que separamos para você!

5 dicas de SEO para pequenas empresas

Para ficar ainda mais fácil de compreender o que o SEO para pequenas empresas é capaz de fazer, conheça a seguir dicas para implantar na sua empresa e aumentar suas conversões.

Criar um conteúdo próprio com qualidade

O primeiro passo para ter um site relevante é que seu conteúdo não seja cópia de um outro site que você ache interessante e que seja do mesmo segmento.

É preciso criar conteúdo próprio com qualidade, realizando busca por palavras chaves bem posicionadas e aplicando em conteúdos completos e profundos.

Também é importante fazer com que seu público seja educado, sabendo mais sobre o segmento da sua empresa e dando instruções de como atuar em seu dia a dia.

A ideia é trabalhar temas do cotidiano, informando o que seu público pode fazer, ao invés de falar sobre sua empresa e seus produtos.

Toda essa produção de conteúdo deve ser organizada e planejada, sempre partindo dos bons princípios do SEO.

Melhorar a URL das suas páginas

A URL de suas páginas é o link da página e a otimização dessa ferramenta mostra que seu site foi bem construído e pensado.

É preciso incluir a palavra-chave que está sendo trabalhada no conteúdo, ou seja, a URL deve “conversar” com seu público, mostrando o que ele está acessando.

Palavra chave

A famosa palavra-chave é quem orienta toda a produção de conteúdo, ela define a pesquisa e a atração para seu site.

É de extrema importância realizar a pesquisa de palavras-chave, pois é essa pesquisa que irá mostrar o que seus clientes estão buscando. 

A utilização de ferramentas de busca de palavras-chave é fundamental para nortear o rumo das pesquisas e, principalmente, da criação de conteúdo.

Veja mais: Conheça as principais métricas de SEO para acompanhar de perto

Também é importante conhecer os tipos de palavras-chave, existem aquelas mais curtas que, normalmente, são gerais e, são chamadas de head tails..

Já as long tails são as palavras-chaves mais longas e específicas, geralmente, elas são menos concorridas, por outro lado, ligam seu público diretamente ao seu produto.

SEO local

O SEO local está associado diretamente às visitas físicas, mas como isso ocorre?

Quando uma pessoa pesquisa sobre sua empresa e a localização dela no Google, por exemplo, há grandes chances de ela comparecer ao seu estabelecimento em até 24 horas.

Portanto, o SEO local é voltado para uma questão geográfica, é a construção de conteúdos que mostrem ao público o local onde a empresa está inserida.

Outra boa prática é fazer uso da função “Google Meu Negócio”, onde você pode configurar as características de sua empresa, desde localização, a horário de funcionamento e outras informações.

Atualizar o conteúdo

É preciso manter seu conteúdo sempre atualizado para que os mecanismos de pesquisa possam apresentar seu site nas primeiras posições. 

Não é preciso entregar um ou mais conteúdos por dia, mas manter um padrão de postagens e ter sempre qualidade é fundamental.

Também sempre atualize os conteúdos antigos e os deixe o mais atualizados possível.

Contrate uma consultoria de SEO com preços justos

O SEO para pequenas empresas é tão importante que, atualmente, nasceu a Cultura Digital Pro com o propósito de ajudar empreendimentos menores.

As consultorias de SEO buscam auxiliar as empresas nesse processo para implementar as boas práticas em seu site.

Mesmo que você tenha bons redatores que trabalhem com contéudo, é preciso buscar melhorar o processo.

Procurar por uma consultoria de SEO justa que ofereça bons preços vai fazer o diferencial em sua estratégia de marketing.

Entre em contato conosco a faça o orçamento da sua consultoria sem compromisso! Com uma agência de SEO responsável seu tráfego, sua conversão e as vendas podem aumentar com as implementação das boas práticas de SEO!

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