SEO para o Pinterest: como incluir na sua estratégia

O que você vai ler neste artigo:

Você sabe o que é Pinterest? A otimização dos motores de busca e as suas estratégias de melhoria ou SEO podem ser utilizadas para esta plataforma e outras redes sociais.

O Pinterest se tornou um ótimo site de inspiração em diversos temas, e está em constante aprimoramento para que marcas e usuários tenham uma ótima experiência na plataforma.

Afinal, o que é o Pinterest?

Por incrível que pareça, o Pinterest não é considerado uma rede social e sim uma plataforma de pesquisa visual. Um site de mídia social, mas não uma rede social.

Seja qual for a melhor definição, o site é para quem busca inspiração e ideias por meio de imagens. Ele funciona como um imenso painel de desejos, dividido por inúmeras categorias, que vão de inspiração de decoração, até desenhos de tatuagens.

Para os seus negócios é uma ótima oportunidade de criar conteúdos de forma orgânica e ter bons resultados. Quer um lugar para compartilhar seus conteúdos inspiradores? Saiba que poderá ter um público de cerca de 475 milhões de ativos no mundo todos os meses.

Como utilizar o SEO para Pinterest?

A busca principal de um usuário nos mecanismos de busca é por meio de palavra-chave e, no Pinterest, funciona da mesma forma.

As pesquisas podem ser: “inspiração tatuagem”, “decoração sala fácil”, “ideias de quadros”, entre outras milhares de opções. Além disso, se o seu conteúdo tiver dentro do grupo de keywords buscadas, aparecerá rapidamente uma imagem ou vídeo aos usuários.

Além disso, a sua marca tem chances de ser cada vez mais lembrada. Isso porque os consumidores podem salvar ou pinar os seus produtos nas suas pastas pessoais.

Separamos algumas dicas para aproveitar o máximo de SEO para o Pinterest, confira:

Trate o Pinterest como um mecanismo de Busca

Como o Pinterest é um mecanismo visual de pesquisa e descoberta, ele tem muito mais em comum com o Google e outros mecanismos de busca do que com redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Portanto, se você deseja que as pessoas vejam o seu conteúdo no Pinterest e, consequentemente, gerem tráfego para o seu site, você precisa ajudar o Pinterest a distribuir seu conteúdo para os usuários interessados.

A plataforma está buscando ativamente sua ajuda para determinar onde mostrar seu conteúdo como resultado das pesquisas, no feed dos usuários e nos Pins relacionados (nas ferramentas “mais como este” e “mais ideias”).

É aí que entra o SEO do Pinterest – e é aí que você pode fazer muito para melhorar o alcance do seu conteúdo.

Tenha um perfil business

É fácil e grátis criar uma conta profissional no Pinterest e, com ela, ter informações essenciais para seu negócio ter sucesso na plataforma. Além de contar com ferramentas exclusivas do perfil business.

Se você já tem uma conta pessoal, pode migrar para a profissional junto com os pins já criados, apenas faça os ajustes necessários para SEO.

Algumas das exclusividades que você pode ter na conta business são: agendamento e organização das postagens direto no site e o Pinterest Analytics para a mensuração de dados valiosos para seu negócio. 

Use keywords na biografia da sua página

Além da possibilidade das pessoas encontrarem os seus conteúdos por pins, elas podem localizar a sua marca diretamente pelo seu perfil.

Portanto, usar termos relacionados às suas postagens na biografia da sua página profissional também vai ajudar nas boas práticas de SEO para Pinterest.

Descrições bem feitas te ajudam a obter melhores resultados

Apesar de ser conhecida como plataforma de descoberta visual, o texto ainda ocupa papel importante dentro do Pinterest. Portanto, capriche na descrição dos seus Pins na hora de criá-los.

Lembre-se de usar a palavra-chave e não tenha medo de incluir muitos detalhes, pois isso ajudará o Pinterest a localizar e exibir suas imagens para pesquisas relevantes.

Uma ótima maneira de fazer isso é usar o espaço de descrição para adicionar informações à sua imagem, ao invés de apenas repetir o que diz por meio de texto. Diga ao seu público como aquele Pin será benéfico para ele.

Você tem até 500 caracteres para você usar e abusar, mas normalmente duas a três frases são suficientes para fornecer alguns bons detalhes.

Insira a palavra-chave na imagem de forma legível e clara

Uma vez que o Pinterest é uma ferramenta visual, é importante inserir palavras-chave na imagem para chamar a atenção do seu usuário. 

Além disso, o Pinterest usa uma tecnologia de “reconhecimento ótico de caracteres”. Ou seja, eles leem o texto nos seus Pins e analisam também os elementos disponíveis na imagem.

Utilize ferramentas de análise e criação do próprio Pinterest

A criação de ferramentas de análises do Pinterest foram elaboradas para que você tenha tudo o que precisa para produzir e analisar postagens do seu negócio no mesmo lugar, justamente para facilitar o seu trabalho. Portanto, use para seu crescimento.

Conheça algumas das ferramentas que podem ajudar na estruturação de conteúdos voltados ao SEO

  • Analytics;
  • Pinterest Ads;
  • integração com ferramentas de criação.

Além disso, tenha em mente que o trabalho de SEO para Pinterest deve ser constante. Porém, é importante que seja mensurado para que sejam realizados ajustes ou melhores sempre que for preciso.

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