Saque-extraordinário volta para o FGTS após titulares não movimentarem o valor

O que você vai ler neste artigo:

A Caixa Econômica Federal vai iniciar o retorno às contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos valores do saque extraordinário que foram creditados automaticamente em conta digital do Caixa Tem, mas não foram movimentados pelos titulares.

O que é o Saque Extraordinário?

O saque-extraordinário é uma medida provisória que liberou o saque de até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores.

A liberação dos recursos foi feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, e o dinheiro pode ser acessado por contas gratuitas no Caixa Tem.

Quem tem direito ao saque-extraordinário?

aso o trabalhador tenha mais de uma conta no FGTS, o saque será feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela que tiver o menor saldo.

Quem antecipou o saque-aniversário do FGTS e ficou com o valor bloqueado na conta não poderá retirá-lo nesta etapa. Isso ocorre porque a nova rodada de saques só poderá ser feita para contas com recursos liberados.

O que será devolvido?

A Caixa Econômica Federal vai iniciar o retorno às contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos valores do saque extraordinário que foram creditados automaticamente em conta digital do Caixa Tem, mas que não foram movimentados pelos titulares.

Saquei somente uma parte, o restante será devolvido?

Não! Os trabalhadores que movimentaram qualquer valor do Saque Extraordinário, não terão o saldo remanescente retornado às contas de FGTS, permanecendo o saldo disponível na conta do Caixa Tem.

Não saquei, posso solicitar após a devolução?

Sim! A solicitação de saque pode ser feita mesmo após a devolução dos valores.

Segundo a Caixa, os trabalhadores que tiverem os recursos retornados automaticamente para a conta de FGTS, em razão da não movimentação dos valores, e ainda desejarem o crédito do Saque Extraordinário, têm até 15 de dezembro deste ano para realizar a solicitação pelo App FGTS. Após a solicitação, o crédito será feito na conta digital do Caixa Tem em até 15 dias, aponta o Valor Online.

É obrigatório sacar o FGTS?

O saque extraordinário do FGTS é opcional e o trabalhador que não tiver interesse, pode solicitar o cancelamento, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o app do FGTS e faça seu login;
  2. Ao entrar no app, clique em “Saque Extraordinário FGTS”;
  3. Ao rolar a tela para baixo, você verá uma caixinha perguntando se você deseja desfazer o crédito recebido. Se realmente quiser, basta clicar em “Solicitar desfazimento”;
  4. O próximo passo é clicar em “Continuar” na tela seguinte para seguir com a solicitação;
  5. Por fim, é preciso confirmar a solicitação feita. Toque em “Sim” para cancelar o pagamento do saque extraordinário do FGTS.

Relacionados: